A escola deve ser um lugar onde a convivência com a poesia deverá acontecer, permitindo o contacto com diferentes autores e estilos. A poesia para crianças é o brincar que elas tanto gostam, só que com as palavras. Palavras que, combinadas, inventam novos sentidos e constroem sons, ritmos e imagens diferentes. O aluno está sempre à procura de experiências e a poesia é uma forma nova de descobrir a vida, explorando o mundo fascinante dos sons e das ideias.

Com o Projeto “ Pára, escuta e lê…Poesia!”, queremos descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliar o seu reportório através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação e exposição de ideias, tudo isto ligado à Web 2.0.

Nossos utilizadores

A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita.  Brincar com os sons, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil.

Finalidade do Projecto

Familiarizar o aluno com a linguagem poética, para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas.

Público alvo

 

Alunos do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo da Escola Básica do Arco de Baúlhe.

Equipa do projeto

  • Professora Bibliotecária e equipa da BE
  • Professora Fátima Pacheco
  • Educadores da pré-escola
  • Professores titulares do 1º ciclo
  • Professores de Língua Portuguesa das turmas envolvidas no projeto
  • Professores de expressões do 2º ciclo das turmas envolvidas no projeto